Categorias: Aprendizado

SEO em 10 capítulos para iniciantes

SEO e Marketing

SEO é uma pequena parte do trabalho que deve ser desenvolvido pelo responsável do marketing digital, por isso é recomendado entender sobre os Fundamentos do Marketing Digital antes de saber o que é ou como fazer SEO.

O que é SEO e SEM: significado das siglas

SEO significa Search Engine Optimization que é traduzido como Otimização de Busca Orgânica e SEM significa Search Engine Marketing, que pode ser traduzido como Marketing em Mecanismos de Busca.

Diferença entre SEO e SEM

seo-sem-google-busca-organica-marketing-digital-aflut

Significado de SEO

SEO ou Search Engine Optimization (Otimização de Busca orgânica) são ações que fazem um site aparecer no Google ou outros buscadores como o Yahoo sem envolver a compra de anúncios.

Significado de SEM

SEM ou Search Engine Marketing (Marketing em Mecanismos de Busca) são ações de marketing que envolvem a compra de anúncios no Google e em outros buscadores como o Bing.

Vantagens do SEO e SEM

Milhões de buscas são feitas diariamente no Google, é muito provável que alguém esteja buscando pelo serviço ou produto que você oferece, então é indicado buscar estar bem colocado nos mecanismos de busca, principalmente no Google, que é o maior deles.

SEO backlinks ou links de apoio

Backlinks é um termo em inglês que significa links de apoio. Ele diz respeito à quantas vezes a sua página foi mencionada por outros sites. Ou seja, mede a quantidade de sites que estão citando a sua publicação.

Do Follow vs No Follow links

Existem dois tipos de links que apontam para o seu site e apesar de serem interpretados de maneira diferente pelo Google ambos trazem melhoria no ranking como apontado por mais de um teste realizado.

Significado de Do Follow

Do Follow é traduzido para o português como “pode seguir” e quando você indica essa tag ao Google a ferramenta vai entender que ela pode ir atrás desse link.

Significado de No Follow

No Follow é o contrário, significa “não seguir” e essa tag vai mostrar ao Google que ele não deve seguir o link quando estiver fazendo a inspeção do site.

Aplicações Do Follow e No Follow

Houveram ações má intencionadas no passado que ainda acontecem hoje como pessoas ou bots acessando blogs e deixando comentários com links de apoio (backlinks) para os seus sites no formato de spam.

Muitas vezes os comentários e o conteúdo do site não tinham relação com a publicação e estavam sendo feitos apenas para aumentar a quantidade de backlinks, por isso sites famosos como Facebook ou Youtube hoje adicionam a tag No Follow para os comentários dos usuários.

Isso significa que mesmo se um usuário tentar divulgar o site dele colocando o link dentro do comentário ele será marcado com a tag No Follow para indicar ao Google que esse link não deve ser seguido.

A tag Do Follow indica para o Google que ele deve escanear aquele conteúdo e levar em consideração na hora de escolher quais sites aparecem primeiro.

Qual tag utilizar? No Follow ou Do Follow?

Você deve utilizar uma mistura das duas ao longo do seu conteúdo, por que o Google segue e inspeciona determinados links mesmo se estiverem marcados com a tag No Follow. Parece contraditório mas a empresa não poderia ignorar todos os links com a tag No Follow, então segundo esse estudo o melhor é misturar as duas tags.

Vantagens do backlink (link de apoio)

Um dos critérios do Google para escolher o site que vai aparecer primeiro nos resultados das buscas é a quantidade de links que existem em outros sites apontando para a página. Ou seja, se muitas pessoas acharem que o conteúdo é bom e citarem ele o Google vai entender que aquele site é relevante e deve aparecer primeiro.

Chat no site e ou secretária eletrônica

seo-chat-marketing-digital-aflut

Vantagens do chat no site e secretária eletrônica

O chat é uma aplicação que permite com que o usuário envie uma mensagem a partir de qualquer página do seu site e a secretária eletrônica é parte de um sistema de call tracking, ela permite a criação de um número personalizado e o set up de uma secretária eletrônica.

Ofereça uma experiência prática para os seus usuários para estimular que eles entrem e contato e não perca nenhuma ligação, mesmo as que você não atender serão registradas e as mensagens serão captadas pela secretária eletrônica, de maneira que conseguimos saber exatamente a origem dos contatos via telefone, mensagem e as compras no caso de lojas virtuais.

Informação para o site

seo-conteudo-marketing-digital-aflut

Vantagens de ter informações em seu site

Conteúdo pode ser no formato de artigo, por exemplo, que são textos periódicos que são produzidos com a intenção de oferecer um material relevante para o seu público alvo, esse blog é um exemplo e se você chegou nessa parte do artigo é por que provavelmente ele está sendo relevante para você.

Existe uma prática chamada Inbound Marketing, ou Marketing de Entrada. Um blog com conteúdos relevantes funciona como a porta de entrada para um potencial consumidor ou cliente, pois a partir do artigo ele pode se interessar pelo seu serviço e entrar em contato ou fazer uma compra.

Dicas básicas de busca orgânica

O primeiro passo é pesquisar quais palavras chaves estão sendo utilizadas para fazer buscas, depois você deve escolher algumas dessas palavras para otimizar o seu conteúdo e seguir o passo a passo abaixo.

  • A sua palavra chave deve aparecer no título da tag meta (SEO meta tag) e no título da página também.
  • A sua palavra chave deve aparecer na descrição da meta tag (SEO meta tag).
  • A sua palavra chave deve estar no url da página (link permanente).
  • Os primeiros 10% do conteúdo deve conter a palavra chave, use ela no início.
  • Use a palavra chave ao longo do conteúdo mais de uma vez.
  • Considere o mínimo de 600 palavras para o conteúdo.

Dicas adicionais de busca orgânica ou SEO

  • Utilize a palavra chave em diferentes níveis de tags como H2, H3, H4, etc.
  • Adicione uma imagem com a sua palavra chave no formato de texto e atributos alternativos.
  • Crie links para outros sites, isso vai ajudar o usuário a ter uma experiência mais completa.
  • Adicione o mix de links de apoio nos formatos NoFollow e DoFollow quando criar hiperlinks.
  • Mantenha uma densidade da palavra chave utilizando ela várias vezes, sem ser de maneira forçada.
  • Adicione links para outras seções do seu site para estimular a navegação e permanência no site.

Busca orgânica (SEO) para o título da página

  • Utilize a sua palavra chave no começo do título da página e do título da meta tag.
  • Títulos de páginas com números tem maior chance de ser relevantes ao usuário.

Busca orgânica (SEO) para a leitura do material

  • Ofereça a leitura de partes específicas do conteúdo e permita que o usuário navegue por seções.
  • Use palavras fáceis e evite utilizar frases e parágrafos muito extensos para melhorar a leitura.
  • Enriqueça a experiência do usuário oferecendo o conteúdo em vários formatos como imagem e vídeo.
Compartilhar

Posts recentes

O que é Blockchain? Saiba como funciona

Tenho certeza que todos que estão lendo esse artigo tem algum amigo ou conhecido que em algum momento tentou lhe…

6 dias atrás

Como a tecnologia pode melhorar

A relação da tecnologia com o tempo bem gasto A economia de atenção está destruindo nosso tecido social compartilhado. As…

3 semanas atrás

Chapéu Bucket

Significado Chapéu Bucket O chapéu bucket recebeu o nome de bucket hat na Irlanda. Eles utilizaram o termo bucket na…

3 semanas atrás

Lei de proteção de dados LGPD

A Lei de Proteção de Dados – LGPD deve dificultar o uso de informações pessoais. A Lei Geral de Proteção de…

4 semanas atrás

Evento de moda acontece no RJ

Ao longo da semana, palestras e oficinas promovidas junto com salão de negócios e ainda outlet de marcas brasileiras acontecerá…

4 semanas atrás