Foco na positividade: o poder do elogio

A palavra de fato tem poder

Tempo de leitura estimado: 5 minutos.

Você já reparou que algum membro da sua família te trata com certa frieza? Naturalmente nem todo mundo é caloroso e algumas pessoas são frias, pouco carinhosas. Apesar disso, às vezes essas pessoas não são capazes de enxergar qualidades e por isso só se ouvem críticas.

Convenhamos, valorizar os defeitos dos outros é de certo modo desgastante e isso influencia as relações familiares negativamente. Não vemos homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Às vezes destroem seus casamentos sob a influência da negatividade e acabam procurando de outra forma aquilo que não conseguem dentro de casa.

Então comecemos a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. Vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossível se viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

Deixo abaixo algumas dicas especiais que você pode aplicar em pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

Dicas para um dia melhor
Dicas para um dia melhor

Se você somar as dicas anteriores com essa acho que é possível melhorar a qualidade do seu dia e não esqueça de parar para pensar: quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma? Elogie alguém hoje, eu começo! Você é muito especial e com certeza o mundo é mais bonito por causa de você!

Ana Paula

Ana Paula

Utilizo da minha formação de mais de 20 anos e de minha prática clínica para ajudar pessoas que estão em sofrimento ou que precisam de alguma ajuda emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *