Feng Shui

A origem do Feng Shui

Segundo a The Feng Shui Society o Feng Shui é uma antiga disciplina chinesa cuja filosofia tem origem há vários milhares de anos. O Feng Shui surgiu em uma época rudimentar com a necessidade que surgia quando povos se estabeleceram com animais e produções agrícolas. Inicialmente ele era usado para identificar locais de habitação seguros onde as famílias seriam capazes de conviver e para determinar os melhores locais de enterro para parentes. Mais tarde ele passou a ser usado para determinar as áreas e disposição de palácios, edifícios do governo e outros monumentos públicos. Até mesmo cidades inteiras foram projetadas e construídas de acordo com os conceitos básicos do Feng Shui.

Feng Shui é uma palavra que significa vento e água, duas forças vitais para o homem. Você já se imaginou sem beber água ou sem respirar? Sobrevivemos muito pouco tempo sem esses dois elementos, por isso eles são muito importantes e deram origem a palavra Feng Shui, um conhecimento oriental que surgiu a partir da observação da natureza.

 

Energia no Feng Shui

O Feng Shui está relacionado com a energia cósmica, no sentido que é uma linha de pensamento que tenta compreender as energias que estão presentes em determinado ambiente. O nome carinhoso que energia recebe dentro do Feng Shui é Chi.

Existem alguns objetos que podem funcionar como captadores ou fontes de energia, por que representam certos elementos da natureza e por essa razão emanam determinados tipos de energia, lembrando que essa pode ser positiva, negativa, estancada (ou parada/estagnada).

energia-feng-shui-arquetipo-shane
energia-feng-shui-arquetipo-shane

Não somente, as cores também fazem referência aos elementos e por isso também se relacionam com determinados padrões ou vibrações energéticas. Se você quiser saber mais sobre o impacto das cores no Feng Shui clique aqui e para ler o texto que escrevi sobre esse assunto.

O trabalho para um fluxo de energia saudável em um ambiente é constante, o que acontece porque com o passar do tempo as influências energéticas mudam, o que torna necessário adaptar condutas internas e externas para ficar alinhado com o padrão energético em questão e assim tentar manter a positividade.

Nem sempre o trabalho é de mudança, pois as vezes manter determinadas coisas como estão pode ser uma boa opção. Outra coisa fundamental é ter consciência que apesar de ser possível influenciar na energia por meio de objetos há um trabalho intenso que deve ser feito internamente, que independe de objetos e que impacta bastante no chi (energia) pessoal. Para saber mais entre em contato comigo nos comentários abaixo ou clique aqui.

 

O que é Ba Gua?

O Ba Gua é uma figura que funciona como um mapa, criada para nortear as ações relacionadas com o Feng Shui para tratar ambientes. Essa figura funciona como um mapa para compreender as ações que devem ser implementadas para tornar um ambiente melhor energeticamente falando.

Para usar o Ba Gua é preciso se atentar em como posicionar ele, pois isso faz a diferença. A aplicação do Ba Gua no Feng Shui deve ser feita com atenção, há um vídeo no Youtube que pode auxiliar, deixo abaixo.

Ele pode ser aplicado para quem busca prosperidade em casa, apartamento ou no escritório (ambientes de trabalho ou pessoais). Todos os ambientes são possíveis de serem tratados. Para compreensão total do Ba Gua é preciso compreender também as matrizes, por isso indico consultarem uma pessoa especialista em Feng Shui, seja para dar dicas ou para de fato colocar em prática.

Quer utilizar o mapa para o seu quarto, compreender sobre as cores, sobre como posicionar o Ba Gua ou receber dicas de Feng Shui? Posso te auxiliar, entre em contato!

Feng Shui e design de interiores

O Feng Shui estuda os ambientes sob uma perspectiva energética mas também sob uma perspectiva estética e de melhor disposição do ambiente. Para tanto são recomendadas cores e alteração na decoração dos quartos, salas escritórios e demais ambientes internos ou externos.

Feng Shui e design de interiores
Feng Shui e Design de Interiores

Um artigo acadêmico escrito por um arquiteto e estudioso de Feng Shui trouxe à tona 15 princípios, escritos com base em textos do Wang Yude, professor de uma universidade chinesa.

Neste artigo é levantado um princípio que fala que por meio da utilização dos nossos cinco sentidos conseguimos perceber Chi (sopro da vida) na forma (apreciação estética) e na ausência da forma, havendo beleza nas duas situações.

Saiba um pouco mais sobre como melhorar a energia dos seus ambientes ouvindo o meu podcast. Clique aqui.

A beleza da forma está presente tanto em objetos feitos pelo homem, como em paisagens da natureza. Já a beleza da não forma está na harmonia e equilíbrio, que se relacionam com a busca pela paz no mundo.

As formas estão intimamente ligadas com aquilo que não têm forma, na verdade, estar atento apenas à forma e esquecer daquilo que não tem forma é fomentar algo oco. Então não pense que para tratar o seu ambiente energeticamente basta colocar um sino dos ventos na sala ou no quarto, é preciso ir além disso e repensar nas coisas que não tem forma.

Vídeo de Feng Shui para casa harmonizada

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você sabia que você pode conrtribuir para uma boa energização da sua casa com as laranjinhas fumegantes, um incenso natural de laranja? Hoje venho trazer um vídeo sobre Feng Shui para ambientes.

Nele dou dicas sobre criar um ambiente familiar harmonioso com o Feng Shui. Também ensino uma técnica com laranjas para afastar as energias negativasrelacionadas com brigas, discussões, depressões e que podem estar impregnadas nos ambientes da sua casa.

Aplique Feng Shui com plantas

O campo de conhecimento que o Feng Shui permeia envolve aspectos pessoais e de ambientes, sejam visiveis ou invisiveis e hoje a dica de Feng Shui é direcionada para quem quer compor ambientes externos e internos com plantas. Para aproveitar as dicas não é preciso ter uma casa, sendo possível aplicar em apartamentos, ambientes pequenos e até internos.

Não é uma questão de classificar as plantas entre positivas e negativas, pois segundo o Feng Shui o foco é se ater à compreensão do ambiente e adequação sem entrar no mérito do julgamento.

Para tanto vale levar em consideração o artigo da revista Casa e Jardim, que une os conhecimentos de Feng Shui com os conhecimentos de Fitoenergia e fala sobre o tratamento de doenças e o equilíbrio das sensações por meio da disposição e escolha das plantas corretas.

As dicas são dadas com base nas regiões cartesianas do jardim (norte, sul, leste, oeste, etc) totalizando 8 áreas, mesma quantidade de divisões previstas no mapa do Ba Gua. O interessante é que vemos ponto de convergência entre design de interiores e a decoração que surge a partir de conhecimentos do Feng Shui. Confira um vídeo com imagens de jardins que aplicaram os conhecimentos de Feng Shui.

Na sequência deixo a proposta de divisão do jardim segundo o artigo da revista Casa e Jardim. Norte é a área da carreira e o sul é a àrea do sucesso. O leste está ligado a saúde e longevidade, já o oeste está ligado à bem estar e lazer. O Nordeste por sua vez está relacionado com o aspecto social, de relacionamento com pessoas, enquanto o Sudeste é a região da sorte. Noroeste é a região da espiritualidade e o Sudoeste é a região do relacionamento, amor e paz.

Aplique o Feng Shui com flores
Aplique o Feng Shui com flores

E os que não possuem um jardim para aplicar os conhecimentos, o que fazer? É possível montar um jardim vertical com as plantas em formato de mandala, que remete ao fluxo natural e circular da natureza. E além do artigo acima e das recomendações de plantas para jardins eu trouxe uma lista de dez plantas que segundo a NASA são as que mais contribuem para a melhoria da qualidade de ar e que podem ser colocadas em ambientes internos.

  1. Palmeira Areca (Hrysalidocarpus Lutescens)
  2. Palmeira Dama (Rhapis excelsa)
  3. Palmeira Bambu (Chamaedorea Seifrizii)
  4. Árvore da borracha (Ficus Robusta)
  5. Janet Craig (Dracaena Deremensis Janet Craig)
  6. Hera (Hedera Helix)
  7. Tamareira-anã (Phoenix Roebelenii)
  8. Alii (Ficus Macleilandii “Alii”)
  9. Samambaia de Boston (Nephrolepis Exaltata “Bostoniensis”)
  10. Lírio da paz (Spathiphyllum sp.)

 

Método dos seis estágios Feng Shui

Tempo estimado para a prática: 45 minutos

Trago mais um texto para o blog do Arquétipo Shane, dessa vez é algo que é possível fazer em casa. Você pode fazer essa prática de Feng Shui no seu quarto ou em outros ambientes desde que silenciosos.

O objetivo do Método dos 6 estágios é permitir o desbloqueio e elevação do seu chi pessoal (energia pessoal). Isso melhora a disposição, bem estar e aguça a sua intuição. Trata-se de uma prática de Feng Shui, caso você queira saber maiores informações basta entrar em contato clicando aqui.

metodo-dos-seis-estagios-feng-shui-arquetipo-shane-shane-abreu
Método dos 6 estágios

 

Método dos nove passos Feng Shui

Tempo estimado para a prática: 45 à 90 minutos

O Método dos 9 passos é indicado para melhorar o fluxo do chi ambiental (energia ambiental) e assim preparar você e sua casa para receber bons fluídos e abrir espaço para atrair as oportunidades necessárias para concretizar os seus objetivos.

 

 

metodo-dos-nove-passos-feng-shui-arquetipo-shane-shane-de-abreu
Método dos 9 passos

 

Saiba o que são os Mantras

Tempo estimado para a prática: 30 minutos

O mantra é um canto recitado para criar ou alcançar um estado espiritual apropriado da mente, e assim, atingir um resultado positivo em vários aspectos, desde a concentração até a alteração do ritmo cerebral, diminuindo-o e acalmando a mente.

mantras-arquetipo-shane-feng-shui-shane-de-abreu
Mantras

 

Saiba o que são os Mudras

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Mudra é uma linguagem corporal, um convite silencioso físico. Mudras de dispersão são utilizados para expelir ou exorcizar a má sorte e os espíritos malignos, melhorando o CHI Em geral. Ao se praticar estes mudras, a mulher usa a mão direita e o homem a mão esquerda.

mudras-feng-shui-arquetipo-shane-shane-abreu
Mudras

Visualização das cores no Feng Shui

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Olá, venho trazer uma informação sobre a relação das cores com o Feng Shui. Essa corrente de pensamento compreende as cores de uma maneira dual, isso significa no Feng Shui as cores se relacionam tanto com palavras sagradasquanto com partes específicas do nosso corpo, onde se situam os chacras. Confira a imagem abaixo para maiores informações.

 

Sobre a religião do Budismo

Tempo estimado para a leitura: 5 minutos

Você sabe qual é a origem do budismo? É uma religião espiritual focada no desenvolvimento espiritual pessoal, ela foi criada por Siddartha Gautama, ou Buddha. Nascido em Nepal e parte de uma família real nunca tinha visto a pobreza, até que um dia viu um homem velho, um doente e um cadáver. Perturbado por isso ele decidiu virar um monge e dedicar a sua vida à iluminação. Confira abaixo alguns aspectos chave do budismo.

“- O Budismo tem 2.500 anos.

– Há 375 milhões de seguidores pelo mundo

– Há mais de 150.000 budistas na Inglaterra

– Budismo surgiu como um resultado da busca de Siddhartha Gautama por iluminação no sexto século após cristo.

– Não há crença em um Deus e não é centrada na relação entre deus e homem

– Budistas acreditam que nada é fixo ou permanente, a mudança é sempre possível

– As duas principais vertentes são Theravada e Mahayana, mas existem muitas outras

– Budistas podem praticar em casa ou em um templo

– O caminho para a iluminação é por meio da pratica e desenvolvimento de moralidade meditação e conhecimento.” Caso queira saber mais clique aqui.

Essa filosofia de vida (budismo) apresenta algumas características, por exemplo, as quatro verdades do budismo.

  1. A verdade do sofrimento (Dukkha)
  2. A verdade da origem do sofrimento (Samudãya)
  3. A verdade sobre cessar o sofrimento (Nirodha)
  4. A verdade sobre o caminho para cessar o sofirmento (Magga)

A compreensão sobre essas verdades é algo que pode ser melhor compreendido clicando nesse link. O budismo e o Feng Shui buscam padrões energéticos positivos por meio de práticas, condutas e reflexões. Não são linhas de pensamento excludentes, mas complementares, podendo juntas potencializar a obtenção de uma boa qualidade de vida, se você quiser saber um pouco mais sobre o budismo, Feng Shui e como podem ser juntos aplicados entre em contato comigo nos comentários abaixo ou clicando aqui.

Arquétipo Shane

Arquétipo Shane

Consultoria e palestras de Feng Shui