Como fazer Hidromel, a bebida dos Vikings!

Hidromel, também conhecido como mead, é a bebida alcoólica mais antiga feita pela humanidade. Evidências arqueológicas indicam que produzimos essa bebida há pelo menos 10,000 anos, ou seja, bebemos este drink a mais tempo do que escrevemos. Um dos povos famosos por produzir e consumir hidromel são os vikings, que aterrorizaram e saquearam toda a Europa do século VIII até o século XXI.

A mitologia de diversos povos, como a nórdica, germânica, grega e africana, são repleta de hidroméis mágicos que davam poderes espetaculares para os deuses e mortais que o ingeriam. Na mitologia nórdica, por exemplo, o Hidromel da Poesia também conhecido como Mead de Suttungr, aparentemente dava poder de resolver qualquer problema e responder qualquer pergunta, além de transformá-lo em um poeta. Em outras culturas o hidromel é visto como um afrodisíaco, capaz de “torná-lo invencível na guerra e irresistível na cama”

Existe um motivo para esta ter sido a primeira bebida feita pelo homem,  hidromel é extremamente fácil de se fazer, utiliza-se apenas 3 ingredientes: água, mel e fermento de vinho. E é por isso que hoje vou ensina-los a fazer esta mágica bebida.

Ingredientes

Segue abaixo os ingredientes para aproximadamente 16L de hidromel

Equipamentos

Passo-a-passo

1. Ative o fermento colocando-o em uma vasilha com água morna.

2. Misture o mel com a água no balde de fermentação até se transformar em uma mistura homogênea.
A proporção de água e mel varia muito de receita para receita, o que muda o sabor e porcentagem de álcool da bebida. A proporção nesta receita produzirá um hidromel mais doce com um teor de aproximadamente 11%, para um hidromel um pouco mais seco siga esta receita.

3. Coloque algum fruto para garantir que o fermento terá os nutrientes necessários para fazer a fermentação. Isso pode ser um punhado de frutas secas, como uva passa, ou 600mL de suco de maracujá ou laranja.

4. Coloque o fermento ativado no balde e misture. É importante que a mistura fique bem oxigenada, portanto misture bastante.

5. Sele o balde e coloque o lacre e acabou!

6. Só esperar a fermentação ocorrer e seu hidromel estará pronto! Esse processo demora aproximadamente 30 dias, mas é recomendável que se espere pelo menos 60 para que a bebida tenha tempo de envelhecer. Após apenas 30 dias a bebida não tem um gosto tão bom e deixa uma ressaca muito forte.

7. É possível fazer uma segunda fermentação, em que se põe outros frutos para mudar o sabor da bebida. Irei fazer um segundo post com algumas receitas de frutas para colocar e dar sabores específicos para o hidromel.

Se você tem interesse em fazer o seu hidromel veja o vídeo abaixo, para ter um guia visual de como fazer esta mesma receita. Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo!

Bat Papo

Bat Papo

Entrevistas publicadas toda semana em um formato livre sobre política, entretenimento e tecnologia para um papo interessante com informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *