Aplique Feng Shui com plantas

O campo de conhecimento que o Feng Shui permeia envolve aspectos pessoais e de ambientes, sejam visiveis ou invisiveis e hoje a dica de Feng Shui é direcionada para quem quer compor ambientes externos e internos com plantas. Para aproveitar as dicas não é preciso ter uma casa, sendo possível aplicar em apartamentos, ambientes pequenos e até internos.

Não é uma questão de classificar as plantas entre positivas e negativas, pois segundo o Feng Shui o foco é se ater à compreensão do ambiente e adequação sem entrar no mérito do julgamento.

Para tanto vale levar em consideração o artigo da revista Casa e Jardim, que une os conhecimentos de Feng Shui com os conhecimentos de Fitoenergia e fala sobre o tratamento de doenças e o equilíbrio das sensações por meio da disposição e escolha das plantas corretas.

As dicas são dadas com base nas regiões cartesianas do jardim (norte, sul, leste, oeste, etc) totalizando 8 áreas, mesma quantidade de divisões previstas no mapa do Ba Gua. O interessante é que vemos ponto de convergência entre design de interiores e a decoração que surge a partir de conhecimentos do Feng Shui. Confira um vídeo com imagens de jardins que aplicaram os conhecimentos de Feng Shui.

Na sequência deixo a proposta de divisão do jardim segundo o artigo da revista Casa e Jardim. Norte é a área da carreira e o sul é a àrea do sucesso. O leste está ligado a saúde e longevidade, já o oeste está ligado à bem estar e lazer. O Nordeste por sua vez está relacionado com o aspecto social, de relacionamento com pessoas, enquanto o Sudeste é a região da sorte. Noroeste é a região da espiritualidade e o Sudoeste é a região do relacionamento, amor e paz.

 

E os que não possuem um jardim para aplicar os conhecimentos, o que fazer? É possível montar um jardim vertical com as plantas em formato de mandala, que remete ao fluxo natural e circular da natureza. E além do artigo acima e das recomendações de plantas para jardins eu trouxe uma lista de dez plantas que segundo a NASA são as que mais contribuem para a melhoria da qualidade de ar e que podem ser colocadas em ambientes internos.

Palmeira Areca (Hrysalidocarpus Lutescens)
Palmeira Dama (Rhapis excelsa)
Palmeira Bambu (Chamaedorea Seifrizii)
Árvore da borracha (Ficus Robusta)
Janet Craig (Dracaena Deremensis Janet Craig)
Hera (Hedera Helix)
Tamareira-anã (Phoenix Roebelenii)
Alii (Ficus Macleilandii “Alii”)
Samambaia de Boston (Nephrolepis Exaltata “Bostoniensis”)
Lírio da paz (Spathiphyllum sp.)
Receba esses artigos na sua caixa de email

Arquétipo Shane

Arquétipo Shane

Consultoria e palestras de Feng Shui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *