Confira dicas de como manipular comidas congeladas

Virou meme na internet a frase “malha pesado mas come errado, dá zero pra ele”. Isso porque muitas vezes a gente malha pesado, mas não consegue se alimentar de acordo com os nossos objetivos, simplesmente porque enjoamos da comida saudável que sabemos fazer ou porque são muitas as opções e tentações que nos rodeiam e não conseguimos resistir.

Quando não nos alimentamos de acordo com nossos objetivos, o treino não rende, sofremos os efeitos da fadiga muscular e o corpo não demonstra os resultados estéticos esperados, nos causando ainda mais frustrações e desânimo para o treinamento físico.

Pensando nesse problema comum, o mercado alimentar enxergou uma oportunidade, e passou a oferecer alimentos mais saudáveis para um público que procura refeições equilibradas e pensadas para as necessidades de quem treina. Esses alimentos podem ser consumidos na hora ou vendidos em forma de marmitas congeladas.

Foi pensando nessa necessidade que foi desenvolvido um produto que permite armazenar os produtos em casa de maneira prática e funcional. A embaladora à vácuo preserva os alimentos por mais tempo devido à minimização de oxigênio dentro da embalagem por causa da pressurização. É possível preparar um risoto, por exemplo, dividir em porções e congelar, depois basta descongelar a refeição em banho maria ou no microondas.

    Muitas pessoas precisam se alimentar fora de casa, e levar marmita é uma opção mais barata e até mesmo mais saudável, pois você tem controle do que está comendo em relação a quantidade e qualidade da refeição. Você pode optar por preparar a sua própria comida ou comprá-la pronta e congelada que já é uma tendência forte, atualmente várias empresas atuam nesse segmento em várias cidades.

    Mas é preciso que além de comprar pronto ou preparar e congelar em casa, você saiba algumas dicas para conservar esse alimento:

    Bolsa Térmica

    Se seu alimento vai passar mais de uma hora fora da refrigeração durante o transporte, entre sua casa e seu local de trabalho, vale a pena investir em uma bolsa térmica que manterá seu alimento sadio por até 3 horas.

    Geladeira

    Mesmo usando a bolsa térmica, você provavelmente não irá almoçar no período entre sair de casa e manter o alimento na bolsa por 3 horas. Assim que chegar ao seu destino coloque a marmita na geladeira, como irá ser consumida nas próximas horas você não precisa congelar o alimento novamente.

    Evite alimentos muito perecíveis

    Alguns ingredientes estragam com muita facilidade e podem comprometer a qualidade da sua refeição, por isso evite frituras, maionese, ovos, creme de leite, e carnes mal cozidas. Se eles estragarem podem acabar contaminando o restante das comidas na marmita, fazendo com que você fique sem o que comer.

    Verduras

    As verduras devem ser bem limpas e colocadas separadamente do restante da comida sem nenhum tipo de molho, bem como os legumes que preferencialmente devem ser cozidos para que demorem mais a estragar.

    Potes de Plástico

    Sempre que terminar sua refeição lave os potes imediatamente para evitar a proliferação de bactérias, se possível seque os potes com papel toalha ao invés de usar pano que já secou outros recipientes. Além disso dê preferência a potes com divisórias para facilitar na hora que for esquentar seu alimento, e evitar possíveis contaminações entre os alimentos da vasilha.

    Se você é do tipo que enjoa das comidas facilmente, saiba que tem gente que vive apenas com um tipo de comida, como o nosso amigo que só come pizza há mais de 20 anos, veja só esse caso curioso.

    Existem alguns cuidados que devem ser tomados para que sua comida não perca sabor e nutrientes, agora que você já aprendeu várias dicas de conservação, e onde comprar alimentos congelados de boa procedência, aproveite essas dicas para facilitar o seu cotidiano.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *